UTROGESTAN

Antes de começar, preciso lembrar que eu não sou médica, não entendo nada de medicina nem de ginecologia e obstetrícia e tudo que eu escrevo aqui são relatos de experiências próprias e as pesquisas que eu já fiz e faço têm suas fontes no fim dos posts.
Tenho dito!


O utrogestan é uma progesterona natural utilizada em processos de fertilização in vitro e em casos de deficiência de progesterona do organismo, MAS...
EU USEI UTROGESTAN SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA (não façam isso jamais, please!!!!) PARA:

1 – Aumentar os dias do ciclo menstrual (porque o medicamento, às vezes, atrasa a menstruação uns 5 dias).
2 – Diminuir a TPM (porque a minha é avassaladora).
3 – Ajudar na implantação do embrião (caso ele estivesse dentro de mim, o que sempre foi uma possibilidade remotíssima).

A progesterona é um hormônio importantíssimo na manutenção da gravidez, basicamente, é assim que esse hormônio atua no ciclo menstrual:
Na primeira metade do ciclo (geralmente nos primeiros 14 dias) a progesterona está dormindinha porque o hormônio da vez é o estrógeno, que faz o endométrio ficar espesso (quem tem endometriose, tem muito estrógeno, por isso há endométrio até onde não deve). Na segunda metade do ciclo (geralmente os últimos 14 dias) o estrógeno dorme e a progesterona acorda. Ela é responsável pelo relaxamento do útero, não deixando ocorrer contrações e assim, impedindo a expulsão do embrião. (Como vcs podem perceber, é tudo por causa da perpetuação da espécie).
Quando não há filhotinhos a crescer dentro de nós, a produção de progesterona cai e ocorre a menstruação. Mas, se há um filhotinho a crescer, a progesterona continua a ser produzida pelo tal do CORPO LÚTEO.
SÓ QUE, existe uma estatística que diz que 35% das pessoas que tem endometriose também tem insuficiência luteínica, o que pra mim é quase lógico: se os hormônios são “balenceados” e as edometriosísticas têm um aumento considerável de estrógeno, obviamente a progesterona falta. E o corpo lúteo é o produtor de progesterona no início da gravidez, alguma coisa ele deve perder nesse jogo. Como nada é óbvio no organismo, pode ter outras causas, enfim...
Um corpo lúteo capenga pode fazer a segunda fase do ciclo menstrual ficar mais curta, ou seja, as pessoas que sofrem desse mal, geralmente, tem o ciclo menstrual curto (tipo o meu assim de 23 dias).
A TPM (tensão pré menstrual – todos os problemas misturados – tocou...) é causada pela queridinha progesterona com níveis tocando nas nuvens. Mas o bom é que eu descobri que a falta da bonita também causa os mesmos sintomas ruins: estresssssssssssssssssss, mudanças de humor constaaaaaaaaaaaantes, cansaaaaaaaaaaço, dores de cabeeeeeeeeeeeeça, falta de libidooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!
Essa descoberta foi extremamente importante para minha pessoa. Primeiro porque descobri que eu não sou bipolar... é brincadeira! Mesmo!!
Quando resolvi usar utrogestan , percebi que nos dias que eu deveria estar uma diaba, eu estava uma anja e minha libido estava em saturno, aí eu resolvi pesquisar e pumba, achei:

 "É bom que se diga logo que não existe solução "mágica" para a TPM. Um pouco de progesterona pode ajudar muito, e em alguns casos isso pode até resolver o problema, por neutralizar os efeitos do estrogênio ambiental e dos ciclos anovulatórios." http://www.novatrh.net/tpm.html

"Durante muito tempo pensava-se que a TPM só ocorria quando os níveis de progesterona estivessem altos, mas na verdade a mesma pode estar relacionada à altos níveis de progesterona como à uma deficiência de progesterona." http://www.dicasdemulher.com.br/saude/como-acabar-com-a-tpm.php

 dentre outros...

Diálogo com médicos sobre o assunto:


Dr.  “eu me acho, eu sou Deus”
Dr.  “eu me acho, eu sou Deus”: vc não pode usar nenhuma medicação sem orientação médica.
Eu: desculpa doutor, eu sei... é que eu li a bula e vi que não tinha nenhum efeito grave por ser natural, então resolvi experimentar e pra mim tá sendo ótimo.
Dr.  “eu me acho, eu sou Deus”: vc não tem nenhum motivo para usar esse medicamento, ele é usado pra fertilização in vitro, nós temos que trabalhar com medicina baseada em evidências.
Eu: mas doutor, endometriose e ciclo curto não é evidência? Posso fazer exames pra saber se eu tenho problemas com progesterona?
Dr.  “eu me acho, eu sou Deus”: o ciclo curto talvez, mas para eu investigar algum problema que vc possa ter, vc precisa tentar engravidar por 18 meses...

Resultado: Bárbara revoltada! Minha TPM, pra ele não é nada. Meu ciclo curto, pra ele não é nada. Minha endometriose, pra ele não é nada. Me sentir bem ao usar o medicamento, pra ele não é nada.  CASO PERDIDO! NO ARGUMENTOS!

Dr. “ diplomático preguiça de pensar”
Dr. “ diplomático preguiça de pensar”: pra que serve esse utrogestan mesmo?
Eu: é progesterona!
Dr. “ diplomático preguiça de pensar”: mas não é remédio pra TPM (cara de ué debochado)
Eu: mas funciona! E a libido fica no céu!
Dr. “ diplomático preguiça de pensar”: Ah, não tem problema usar...

Resultado:
(em branco, que significa sem comentários)

Dr. “compreensivo, experiente, preocupado, inteligente”
Dr. “compreensivo, experiente, preocupado, inteligente”: olha, eu nunca vi alguém se dar bem com progesterona, mas se vc gosta, pode usar sim. O único problema é que pode aumentar o fluxo menstrual, mas se isso não for problema pra vc, td bem. Só que 200mg é muito, usa 100mg que tá bom.

Resultado: Obrigada Deus por existir alguém que me escute, que confie no que eu falo e que não me trate como uma ameba retardada!

Eu pesquisei e vi que tem alguns médicos que pedem pra usar o utrogestan do 16º ao 26º dia do ciclo (depende da data da ovulação) e aguardar 5 dias. Se a menstruação não aparecer, fazer o BetaHCG. Positivo = yeah! Volta ao utro até o 3º mês de gravidez, geralmente usando doses maiores. Negativo = repete o esquema e tenta de novo!
Outros médicos, como o meu Dr. “compreensivo, experiente, preocupado, inteligente” dizem pra parar de usar só quando a menstruação aparecer ou após 5 dias de atraso com o teste de gravidez negativo.
O uso é tópico (engole com um pouquinho de água) ou vaginal. Dizem que o uso vaginal é melhor porque não dá enjôo nem sono. Eu senti enjôo mesmo usando lá por baixo, fiquei com algumas espinhas e  em alguns meses meus seios doíam horrores.
Quando fui falar com meus queridos médicos sobre o utrogestan, eu estava fazendo uso fazia 4 meses, usava até o 26º dia do ciclo, mas quase todos os meses eu fiquei menstruada mesmo usando!
Por orientação do médico eu usei no quinto mês até minha menstruação aparecer (foi de 28 dias, magavilha \o/) e pode ser que seja coincidência, mas eu ganhei meu lindo POSITIVO no mês seguinte!!



Fontes:
http://www.medicinanet.com.br/bula/5295/utrogestan.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?404
http://www.infoescola.com/histologia/endometrio/
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod3.asp
http://www.infoescola.com/reproducao/corpo-luteo/
http://www.familiadenazare.com.br/plafam/conteudo/billings_ciclo.php

NÃO USE NENHUM MEDICAMENTO SEM ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO DE CONFIANÇA.